Top X: Adam Sandler

Você está visualizando atualmente Top X: Adam Sandler

Saturday Night Live já é um programa lendário, e só falar sobre sua história já renderia um post bem grandão (que farei em breve). Bom, o programa é um celeiro de talentos, e revelou a grande maioria dos comediantes que vêm participando de filmes e programas nos últimos 30 anos. De uma maneira geral, quem consegue fazer parte do elenco fixo desse programa tem grandes chances de pelo menos começar uma carreira no cinema.

Neste sentido, Adam Sandler é um dos poucos comediantes que fizeram parte do cast do programa e conseguiram fazer uma carreira sólida no cinema. Bem ou mal, o cara já conta com uma filmografia de 41 filmes, em 24 anos de carreira no cinema, e tem uma base de fãs respeitável, o que garante a ele uma bilheteria constante em seus filmes e apoio pra produção do que quer que seja.

Como comediante, ele fazia espetáculos de stand-up comedy ótimos, que, volta e meia, apelavam pro físico, mas sempre sem perder a medida. Como ator, bom… Partilho da opinião de algumas pessoas que acham que ele faz sempre a mesma coisa. Mesmo assim, dentro do “padrão Adam Sandler” de cinema, alguns filmes se destacam, por isso, separei cinco filmes que acho que valem a pena serem assistidos. Ele são:

5 – O Paizão

O Paizao

Sonny Kaufax (Adam Sandler) é um cara imaturo, completamente autocentrado, que vê todos os seus amigos se casando e arcando com responsabilidades enquanto ele teima em manter seu estilo de vida de Peter Pan. A situação chega ao limite quando sua namorada resolve deixá-lo justamente por não aguentar mais sua falta de perspectivas na vida. A partir daí, ele resolve tomar uma atitude drástica pra provar pra namorada que pode assumir responsabilidades: resolve criar um menino que havia sido deixado em sua porta alguns dias antes. O filme é divertido, pois mostra como um personagem sem referências em matéria de responsabilidade ou maturidade consegue estabelecer um vínculo engraçado com uma criança. O filme foi fracasso de crítica e sucesso de público. É um filme estilo Sessão da Tarde que vale a pena ser visto descompromissadamente.

4 – Afinado no amor

afinado no amor

Novamente, Adam Sandler faz um personagem disfuncional com dificuldades de lidar com a vida adulta. A diferença é que neste filme seu personagem, Robbie Hart, não é um crianção, e sim um sonhador frustrado. Robbie tem o grande sonho de construir uma carreira como cantor, mas tudo que consegue é cantar em festinhas de casamento de bairro. E é em um casamento animado por ele que conhece a garçonete Julia Sullivan (Drew Barrimore), por quem se atrai imediatamente. O problema é que Robbie está pra se casar com sua namorada, por isso mantém distância de Julia. Quando sua namorada não aparece no casamento, ele resolve investir em Julia, mas descobre que ela também está pra se casar. É outro filme-sessão-da-Tarde, bem divertido e muito bem ambientado na década de 80, com várias referências à época muito bem colocadas ao longo do filme e direito a participação pra lá de especial de Billy Idol.

3 – Tratamento de Choque

tratamentodechoque_1e

David Buznik (Adam Sandler) é designer de uma empresa dedicada a produtos pra gatos obesos. Vive uma vida estressante, e, apesar de contar com uma namorada doce e compreensiva, tem um chefe que joga tudo em suas costas e uma rotina atribulada. Depois de um mal-entendido causado durante um voo, David é condenado a realizar um tratamento pra controlar seus ataques de ira. O responsável pelo tratamento é o Dr. Buddy Rydell (Jack Nicholson), que começa um tratamento engraçadíssimo. Sandler parece não se importar muito de estar contracenando com Jack Nicholson, e consegue dar uma interpretação relativamente decente pro seu personagem. Jack, por sua vez, concentra-se em suas caras e bocas patenteadas, que acabam caindo muito bem nesse filme.

2 – Gente Grande

gente grande

Comédia nostálgica que mostra as alegrias de se ser criança na década de 80, quando não havia tantos produtos eletrônicos facilitando a vida e tornando a imaginação preguiçosa. Adam Sandler reúne quatro amigos comediantes no elenco (alguns deles saídos do Saturday Night Live, como Sandler) e produz esse filme que trata da volta de cinco amigos, há muito sem se verem, aos lugares de infância. A volta é motivada pela morte do treinador deles da época da escola. Depois do funeral, os amigos decidem fazer um acampamento no mesmo local em que fizeram quando tinham 12 anos de idade. O encontro das famílias dos amigos e os choques de gerações criam situações hilárias. Pra mim, essa é uma das melhores comédias de Sandler. Há momentos dignos de gargalhadas. É um filme engraçado sem apelar pra escatologia, como é comum nos filmes dele ou do Rob Schneider. Vale a pena ser visto.

1 – Embriagado de amor

Embriagado.de.Amor

Novamente, Sandler pega um personagem disfuncional. Barry Egan (Adam Sandler) é um solteirão com dificuldade em lidar com outras pessoas, demonstrando alguns índices de desvio comportamental, e sendo praticamente dominado por suas sete irmãs. No entanto, essa situação muda quando ele conhece Lena Leonard (Emily Watson), amiga de uma delas. Ao conhece-la, Barry sai de seu casulo emocional e até se confunde, hesitando entre a ira desenfreada, a dúvida, e o amor. A grande diferença desse filme pra todos os outros é que esse é um drama. Dirigido por Paul Thomas Anderson (diretor dos ótimos Boogie Nights – Prazer Sem Limites e Magnólia), Sandler entrega uma das melhores interpretações da sua carreira (senão a melhor), e faz um personagem sensível, sem usar os maneirismos e vícios de interpretação que pontuam constantemente suas atuações: seu personagem é claramente disfuncional, mas isso não o torna caricatural ou ridículo – atuar assim é muito difícil. Por conta desse papel, o comediante foi indicado ao Globo de Ouro. É um filme maravilhoso, com direção primorosa e trilha sonora cativante. Vejam com calma.

Menção honrosa: Cada um tem a Gêmea que Merece

cada-um-tem-a-irma-que-merece-poster-14ou2011

Jack Sadelstein (Adam Sandler) é um produtor de televisão que vive em Los Angeles. Até aí nada demais, se ele não tivesse uma irmã gêmea carente e irritante que resolve visita-lo durante o feriado de ação de graças e, daí por diante, começa a arrumar todas as desculpas pra não ir mais embora. Como comédia, o filme é mais do mesmo, no perfil que Sandler vem insistindo ao longo dos últimos anos. A menção honrosa fica por conta do comediante, que tenta seu primeiro papel feminino. Ele investe numa interpretação diferenciada, tentando realmente ser uma mulher, sem ser caricatural ou falso. Se ele conseguiu ou não, só você, caro leitor, vai poder julgar…

Colossus de Cyttorak

Detentor dos segredos da Mãe-Rússia, fã incondicional de jogos da antiga SNK (antes de virar esse arremedo, chamado SNK Playmore), e da Konami, Piotr Nikolaievitch Rasputin Campello parte em busca daquilo que nenhum membro da antiga URSS poderia ter - conhecimento do mundo ocidental. Nessa nova vida, que já conta com três décadas de aventuras, Colossus de Cyttorak já aprendeu uma coisa - não se deve misturar Sucrilhos com vodka, nunca!!!!

Este post tem 29 comentários

  1. JJota

    Cara, eu critico muito as comédias do Adam Sandler. Mas depois que vi uma interpretação dramática dele (Reine Sobre Mim), passei a defender o sujeito… Bom, pelo menos para que ele desista de pensar que é Jim Carrey, continue comediante e evite novamente tentar o drama (ele fodeu com aquele filme).

    E das bobagens dele, prefiro Como se Fosse a Primeira Vez e Little Nick, Um Diabo Diferente.

    1. Jota, as comédias do cara são, na sua maioria, mais do mesmo… Mas eu gosto particularmente desses 5 filmes. Reine Sobre Mim eu não vi, infelizmente. Se eu tivesse visto, talvez estivesse nessa lista. Só sei que Embriagado de Amor também é um ótimo filme, e dá uma boa amostra de que ele pode mais como ator.

      Não gosto muito de Como se Fosse a Primeira Vez, e tudo na interpretação dele como o filho do capeta em Little Nick me é insuportável: as caretas, a voz esganiçada, os trejeitos, o cabelo. Eu sequer consegui ver o filme até o final…

      1. JJota

        Herege! Tomara que o pai do Nick lhe coloque no lugar do Hitler!

        1. SandroR

          Só vejo esse filme por causa da Patricia Arquete…. tenho tesão naquela dentição irregular dela. kkkk

          1. JJota

            Vamos concordar que os filmes do cara costumam mandar bem na matéria “gatas”. Click, por exemplo… Putz!

    2. Fabiano Novaes Ferreira

      Sou uma pessoa mal-humorada mesmo. Jim Carey é a pior coisa que aconteceu na história do cinema. mais do que o Uwe Boll.

      e Adam Sandler vem em segundo lugar com toda a turma da “comédia” atual. que pena dessa geração.

      1. Uwe Boll é imbatível!!!!! Acho que deveriam fazer um filme sobre ele. Quanto ao Jim Carey eu o considero um bom ator, mas confesso que ele faz muitas caretas em seus filmes de comédias!!

        1. Fabiano Novaes Ferreira

          na verdade tinham que fazer um filme sobre quem dá dinheiro ao Uwe Boll para ele fazer os filmes … vai ter dinheiro pra jogar fora lá longe.

          1. Leonardo Delarue

            Ele consegue dinheiro por meio de dinheiro público. Na Alemanha tem uma espécie de “Lei de incentivo a Cultura” e é com base nessa lei que ele consegue o dinheiro. Mas é claro que lá deve ser uma coisa mais estruturada que a nossa. O fato dele conseguir o dindin e só fazer filme merda são outros 500!! 🙂

  2. José Messias

    agora que o post saiu eu posso comentar também.
    vc escolheu justamente os filmes menos representativos e menos interessantes da carreira do cara…hauahauahua isso na minha opinião, claro, e como todo mundo sabe, opinião é igual cu, dá quem quer.
    Só salvo embriagado de amor que infelizmente ainda não vi, mas sendo do PT Anderson creio que deve ser maneiro, sou “putinha” assumida do cara. E, claro, Paizão que é muito divertido mesmo.
    Mas quedê, Little Nick, como bem disse o Jota, ou os que mais gosto dele Happy Gilmore (um maluco no golfe), obra máxima do cara, Billy Madson e Garoto da Água?

    1. JJota

      Sim, sim! Um Maluco no Golfe costuma ser o filme que até os sujeitos que odeiam o Sandler dizem gostar!

      Em tempo: Tratamento de Choque = zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

    2. HAHAAHAH! Pois é, eu prefiro pensar que opinião é umbigo, cada um com o seu. hehehe
      Como falei com o Jota, não suporto o Sandler em Little Nick. Acho todas as caretas, gestos, voz, tudo, INSUPORTÁVEIS….

      Dos outros filmes que tu falou, só vi o Garoto da Água, que achei chato pra caralho. E, como só iria fazer a lista com filmes do cara que já vi e, por acaso (e muito por acaso), gostei, não tinha como eu incluir esse…

  3. Fabiano Novaes Ferreira

    um dos piores atores da atualidade. não consegue fazer nada que presta. deus do céu.

    tem um filme que consigo assistir onde ele não estraga (muito) que é “como se fosse a primeira vez” e olha que tem o outro lixo que é o Rob Schneider.

    1. JJota

      Golpe Baixo não é a adaptação de Penalidade Máxima? Se for, assista o original, que é com futebol de verdade e bem mais barra pesada.

      1. Poderoso Porco

        Na verdade os dois são remakes de um mesmo filme: Golpe Baixo, de 1974.
        Entre o “Golpe Baixo” do Sandler e o Penalidade Máxima inglês (com o Vinnie Jones) sou disparado e sem olhar pra trás muito mais o segundo!

    2. Ele não é ator, é um comediante que pensa que é ator…. hehehe… Mas que, se for adequadamente dirigido, até que não faz feio… Mas concordo que, normalmente, o que ele faz é um mais do mesmo que não presta.

  4. toddy

    Os dois filmes que prestam do cara, você não colocou: Como se fosse a primeira vez e Golpe Baixo! Ai sim

  5. Poderoso Porco

    “Adam Sandler é um dos poucos comediantes que fizeram parte do cast do programa e conseguiram fazer uma carreira sólida no cinema”. Entendi não, Cyttorak. E o Eddy Murphy? O Dan Akroyd? O James Beluschi? Todos fizeram parte do cast do programa e construíram carreiras sólidas no cinema!

    Quanto aos filmes, concordo com a negada aí: faltou “Como se fosse a primeira vez”. Eu tb gosto daquele que ele tem uma herança pra receber e precisa voltar pra escola, mas acho que é principalmente pela presença da Bridgett Wilson, que faz a professorinha e é sensacional.

    1. Fala, Poderoso! Se você olhar a quantidade de comediantes que costumam passar pelo programa, a quantidade que realmente fez carreira é bastante pequena: cada temporada tem uma média de 10 a 12 comediantes no cast, que se renova completamente a cada 3/4 anos, e o programa tá no ar há 38 anos. É só fazer as contas, já passaram mais ou menos umas 200 cabeças, nesse tempo todo. Se você for ver, o número de comediantes que realmente conseguiram sucesso, no total, é relativamente pequeno.

      O James Belushi não fez carreira no cinema: ele fez um par de filmes e Irmãos Cara-de-Pau; Dan Aykroyd e Eddie Murphy com certeza fizeram carreira sólida; assim como Will Ferrell, Bill Murray e Billy Crystal.

      Chevy Chase teve uma carreira em alta até o fim da década de 1980 e depois entrou em franca decadência; Jim Belushi (irmão do John) só decolou em algumas sitcons… Isso sem falar na grande maioria de comediantes que passou pelo programa, fez um par de filmes, depois sumiu.

      A lista não tem fim. Aliás, você me deu a ideia de um post sobre isso…

      Grande abraço!

  6. Don Vittor

    Cara, na minha humilde opinião, o Little Nick ainda é um dos melhores. Qual refiro-me a ele, não é apenas ao Sandler, mas devido a todo o elenco que estava envolvido. E sinceramente, achei que faltou o Click. Chorei vendo essa porra rs

    1. José Messias

      Click é um dos piores filmes não só do Adam Sandler, mas da história da humanidade….rs

  7. Rodrigo Melo

    Faltou o filme, que na minha opinião, tem a melhor atuação do Sandler, Reine sobre mim. Acho que ele nunca fez nada parecido até hoje.. Um papel totalmente dramático e bem feito. Quem não conhece, compre ( baixe ) e veja.

Deixe um comentário