Iluminamos: Shadowrun Returns

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Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom?

No último dia 25/07, estreou na Steam – aquela plataforma de jogos que te deixa pobre como um cracudo – a nova versão do clássico jogo de RPG Shadowrun. O novo jogo se chama Shadowrun Returns e foi totalmente financiado pelo site de crowdfunding Kickstarter. Cheguei a comentar sobre esse isso AQUI.

Da mesma forma como no clássico do SNES (Super Nintendo), Shadowrun Returns é um jogo de RPG com visão isométrica e com mecânica de combate por turnos.

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A diferença nessa nova versão é que, ao adquirir o jogo, o que você leva, na verdade, é um conto – Dead Man Switch cujo enredo aborda um assassinato e conspiração. Isso é, digamos um tanto “diferente”, porque “O jogo” de fato será organizado por contos criados pela empresa ou pelos jogadores. Essa é uma proposta bem interessante.

Interpreto esse mecanismo como uma forma de deixar o jogo menos enjoativo e com uma longa duração. Não sei se é possível, a cada história, jogar com o mesmo personagem, mas, caso isso seja possível, Shadowrun passará a ser um dos jogos mais interessantes que joguei em 2013.

O jogo oferece as seguintes raças: humano, elfo, anão, orc e troll. E os arquétipos são: Mage, Street Samurai, Shaman, Decker, Rigger e Physical Adept. Embora haja esses arquétipos pré-definidos, como todo RPG, o jogador pode customizar seu personagem. A distribuição de pontos em Shadowrun é chamada de Karma e é por meio desse Karma que você vai evoluindo. À primeira vista, seu sistema de atributos parece promissor devido a uma lista de competências e habilidades tão longa e complexa que requer um pouco de rolagem para passar.

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Em Dead Man Switch o que me deixou desapontado foi que o sistema não te dá opção de exploração pelo mundo, bem ao estilo Fallout e Fallout 2. O jogo se resume a ir de uma missão a outra, sem a necessidade de exploração do cenário. Outro ponto negativo foi a falta de decisões por meio do diálogo, tudo é resolvido pelo combate em sua maioria. Por falar em diálogo, os personagens, na maior parte do jogo, apenas possuem três tipos de respostas: educada, profissional ou mau educada. Apesar desses pontos negativos, podemos destacar os excelentes puzzles (quebra-cabeça) que exigem coleta de informações.

Resumindo: apesar dos pontos negativos, gostei do jogo, principalmente o sistema de combate por turnos. Shadowrun Returns tem um potencial muito grande porque, depois que a comunidade tiver usado as ferramentas de edição, criando novas histórias, o jogo terá múltiplas opções de aventuras.

Ficha técnica:

Jogo: Shadowrun Return

Plataforma: PC

Gênero: RPG

Produtora: Harebrained Schemes

Metacritic: 75

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

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