Museu Medieval

Você está visualizando atualmente Museu Medieval

 

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Você já ouviram falar da palavra Heráldica e o que ela significa? Para aqueles que não a conhecem, heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. Outra referência que temos dessa palavra é a sua relação com o RPG e principalmente com a Idade Média.

E por falar em Idade Média, quando estive em Gramado, conheci o Museu Medieval. Que lugar interessante!!

O Museu Medieval é um local dedicado a uma bela coleção de armas medievais, brasões de família e cutelaria gaúcha, nacional e internacional. É uma parada obrigatória para todos aqueles que visitam Gramado. O idealizador do museu é Gilberto Guzenski que, desde 1967, se dedica a estudar a heráldica e a confeccionar artesanalmente brasões de família.

Enquanto visitava o museu, tive o prazer de conversar com o Gilberto e é muito interessante todo o seu conhecimento dessa arte. De forma simples e clara, ele me explicou o significado dos elementos que compõem um brasão, ou seja, o animal, a cor, a direção das cores, etc. Acredito que o grande destaque do museu sejam os brasões, que ocupam quase que 100% do local.

Outra coisa muito interessante no museu é a Cutelaria. Nela são apresentadas réplicas da espada do Willian Wallace, Ferroada (Senhor dos Anéis), machados Vinkings e, principalmente, uma armadura de verdade (que pesa aproximadamente 40Kg).

MM02

Muito do museu é visual (assim como todos os outros), mas algo que enriqueceu muito a visita foi a conversa com o Gilberto. E, ao conversar com ele, percebe-se que os políticos, em sua maioria, não se importam com coisas culturais, ou não se importam com aquilo que não seja voltado para o “grande público” (eventos sobre “minorias” que são maioria em termos numéricos, eventos de favela, eventos com grandes artistas, eventos tradicionais que rendem público certo, entre outros).

Gilberto ganhou meu respeito ao contar sua trajetória e ter o orgulho de dizer que tudo o que tem dentro do museu veio de esforços próprios, tanto financeiros quanto artísticos. Outra coisa que achei interessante em nossa conversa é que, ao fazer um brasão para a polícia, bombeiro ou corporação do tipo, o que ele pede em troca é um elemento que ele possa colocar em seu museu. Isso eu acho muito digno.

Enfim nerds, visitem o Museu Medieval é uma excelente oportunidade para conhecermos obras da Idade Média, bem como elementos de outras culturas.

Não esqueçam de curtir a nossa página do Facebook e nos seguir no Twitter.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário