O Maravilhoso Mundo das Edições de Colecionadores

Você está visualizando atualmente O Maravilhoso Mundo das Edições de Colecionadores

TombRaiderOlá Nerds e Nerdas, tudo bom? Quem nunca teve vontade de comprar aquele Box especial de um determinado jogo que vem com livros, trilha sonoras e um action figure muito lindo? Eu sempre tive essa vontade, mas o valor é muito caro, principalmente aqui no Brasil. Para minha felicidade, encontrei um artigo no Game Indunstry abordando justamente esse mercado: Edição de Colecionador.

Aproveitei esse artigo para fazer o texto da minha coluna e farei algumas traduções, sempre com uma comparação ao mercado nacional, (assim como fiz com o post sobre dicas para se trabalhar com games). Caso você queira ler o artigo original em inglês basta clicar AQUI.

Ultimamente, nos EUA, as vendas de jogos no varejo têm diminuindo ao longo do tempo, bem como o número de títulos oferecidos. Acredito que isso seja a tendência, uma vez que a nova geração focará na distribuição de mídia digital e, caso isso se confirme, o varejo terá sérios problemas. Entretanto, se as vendas de títulos estão em baixa, o mercado de Edição de Luxo ou Edição do Colecionador vem crescendo cada vez mais.

As Edições de Colecionador oferecem sempre mais do que o jogo, sempre há componentes adicionais, como por exemplo, estátuas (Action Figures), DVDs com documentários, livros de arte, mapas e outros itens com preços que chegam a R$ 500,00.

Batman

Além de edições de colecionador, as empresas de jogos vêm utilizando outras estratégias que visam a compra de seus jogos e ainda  brindes: seriam benefícios nas compras durante a pré-venda (Pre-Order). Esses prêmios não chegam a ser elementos tão interessantes quanto os que compõem uma Edição de Colecionador, mas também não deixam de ser um grande atrativo para aqueles que solicitam a pré-venda.

Se alguma vez você se perguntou “Onde ele consegue esses brinquedos maravilhosos?” assim como o Coringa (Jack Nickson) se perguntou em Batman (1990), fique sabendo que quem produz esses “brinquedos” é Instincts Marketing, uma das empresas que trabalha na criação de produtos sobre encomenda, como conta o seu vice-presidente, Jon Buller: “Instincts Marketing é uma empresa privada de cerca de 30 pessoas que se especializa na criação de mercadoria feita sob encomenda do conceito através do projeto, fabricação, atendimento e gestão. Mais da metade de sua receita vem de empresas de jogos.

Pois bem, aqui no Brasil essas Edições de Colecionador ainda não são facilmente encontradas e precisamos recorrer a sites estrangeiros para conseguir uma. O grande problema será sempre o preço, que pode chegar a 200% a mais que o valor original.

Acredito que essa tendência venha para ficar, uma vez que o mercado brasileiro é a bola da vez e muitas empresas estão começando a nos cativar. A forma como vejo as empresas nos cativando é lançando produto com localização (seja legendas e/ou dublagens), algumas lançam jogos com mapas, estátuas, roupas especiais e outros elementos, mas ainda vejo essas ações “tímidas demais”. Em alguns casos, como Injustice: Gods Among Us, além da localização, o jogo vem com um filme (Liga da Justiça: A Legião do Mal).

Injustice

Outros dados, muito interessantes, sobre essas ações são que a Warner, distribuidora oficial da EA, lançou em 2012, se não em engano, 13 jogos localizados, enquanto a Microsoft 10 (os valores não são precisos, mas são aproximados). O mesmo tem acontecido com os jogos da Sony.

Acredito que as Edições de Colecionadores podem servir como uma tentativa para ajudar o varejo, assim como a própria industria. Independente do motivo,  vejo essas ações com bons olhos, como disse no começo do texto, sempre tive vontade de comprar uma Edição de Colecionador, mas aqui os preços ainda são muito caros. Mas já é uma vitória nossa termos jogos localizados. Vamos torcer para que consigamos conquistar mais coisas.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Este post tem 3 comentários

  1. toddy

    é Delarue, isso é lá nos States, por que aqui no Brasil, as edições para colecionador são uma vergonha cara, pelo menos na sua maioria! valeu, ótimo post

Deixe um comentário