Robert Crumb e seus quadrinhos

Você está visualizando atualmente Robert Crumb e seus quadrinhos

Cartuns, quadrinhos, mangás, graphic novels. Estes são itens quase essenciais para muitos nerds. Mesmo não sendo um grande fã de quadrinhos, devo admitir que alguns são verdadeiras obras de arte, tanto pelos desenhos quanto pela narrativa.

Um dos quadrinistas que me chamou atenção há algum tempo foi Robert Crumb. Não posso ser leviano a ponto de dizer que sempre escutei “excelentes críticas sobre ele”. Não! Isso seria uma grande mentira (e curto apenas as omissões). Na verdade, a primeira vez que me deparei com o seu nome foi em uma notícia relacionada a Flip 2010 (estava em dúvida quanto ao evento, mas, mais uma vez, o Google salvou minha alma). A partir daí, coloquei mentalmente seu nome na lista dos livros/quadrinhos que devo ler antes do fim (em 2012 ou além).

Acabei comprando “Meu problema com as mulheres” (Editora Conrad, 2010). Ou melhor, o Submarino me deu de presente (comprei 4 livros e 1 foi por conta da casa). Coisas do destino ou do P, de promoção, do Marketing.

O livro em questão reúne histórias e rascunhos diversos da obra de R. Crumb. Não perderei tempo falando de sua estética nem das motivações psicológicas do autor (o prefácio do livro cumpre em parte esse papel). O fato é que ele produz quadrinhos para adultos (ou seja, não recomendados para menores de 18 anos), em que traça um tipo peculiar de autobiografia. Crumb se foca em suas obsessões sexuais, entremeando-as  com momentos de reflexão sobre as mulheres, os relacionamentos amorosos, a vida, o universo e tudo mais. Sim, ele soa misógino em alguns momentos. Não obstante, sua misoginia é por ele assumida e justificada.

Se você for comprar este livro esperando ver cenas explícitas de sexo em forma de rabiscos, terá uma grande decepção. Não é a proposta do livro ser uma coletânea de quadrinhos pornôs. Sua temática é adulta pelas questões abordadas (e a forma como são tratadas) ao longo da obra. É óbvio que algumas partes contém cenas XXX, mas elas estão inseridas em um contexto maior e com um propósito.

 Abaixo reproduzo alguns dos quadrinhos que você encontrará no livro (clique nas imagens para vê-las em tamanho ampliado).

           

Resumo da obra

Autores: Roberto Crumb (tradução: Alexandre Boide)
Miolo: 100 páginas.
Editora: Conrad

Onde comprar:

Caso tenha se interessado por esta obra um tanto quanto nerd de Robert Crumb, selecionei alguns lugares onde você pode adquiri-la.

  1. Submarino (de longe o mais em conta dos quatro)
  2. Saraiva
  3. Siciliano
  4. Livraria Cultura
  5. Travessa

Fuçando vídeos

Correndo atrás de vídeos pela internet, encontrei esse três. O primeiro é uma entrevista com Crumb sobre a sua ideia de ilustrar o livro de Gênesis.  O segundo é um pequeno documentário intitulado “8 1/2 Minutes With Robert Crumb” (repare na plateia nerd vintage logo no início do vídeo e no processo de criação dos desenhos). O terceiro vídeo é o mais extenso e completo, pois trata-se de um documentário da BBC sobre Crumb (muito bem avaliado no IMDB, aliás).

Gênesis

8 1/2 Minutes

Doc. BBC

Administrador Iluminerd

A mais estranha figura nesse grupo: não posta, não participa de podcast, mas foi ele quem uniu todas as pessoas dessa bagaça...

Este post tem um comentário

  1. Rodrigo Sava

    Esse Roberto Crumb tem um traço fantástico, inspirou muita gente boa, como o Angeli. Suas trips são superdivertidas e, apesar de subterrâneas por natureza, suas HQs merecem ser conhecidas por mais gente. Fizeste uma boa compra 😉

Deixe um comentário